quinta-feira, 2 de junho de 2011

Como cuidar da escrita?

Escrever mesmo que seja na língua materna não é simples, principalmente ao compararmos com a linguagem falada, onde reformulações, linguagem corporal, tipo de assunto que falamos e dicas dos interlocutores podem ajudar muito e  compensar uma falta de precisão ou interpretações errôneas ao comunicarmos nossas mensagens.

Porém na linguagem escrita a precisão é fundamental, pois nenhuma compensação poderá ser feita uma vez que o email tenha sido enviado. No mundo dos negócios incorreções poderão ser fatais para o resultado de uma negociação comercial ou especificação técnica.
O tempo disponível em classe é um fator limitador, e normalmente a  escrita é deixada para tarefa de casa,   pois é muito frequente o sentimento de que a escrita em classe utiliza tempo que poderia ser mais utilmente gasto em outras atividades. Mas em casa dificilmente o aluno dispõe tempo para esta atividade em face de seus compromissos com a família e o lazer.
Por isso é importante considerar os seguintes pontos para abordar a escrita em sala de aula:
·       Limitação do tempo de aula, reservando um tempo adequado para a escrita;
·       Identificar qual a melhor abordagem para a produção escrita;
·       Utilizar contexto utilizado pelo aluno em seu trabalho;
·       Atribuir tarefas de acordo com os objetivos e necessidades do aluno;
·       Fazer uso de textos curtos relacionados com a atualidade 

Textos para desenvolver a escrita, se usados adequadamente, representam uma importante ferramenta para o ensino de idiomas e contribuem positivamente para a melhoria do vocabulário, estrutura gramatical e na condução do raciocínio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário