domingo, 24 de junho de 2012

Global Business Speak English

Segundo artigo publicado na Harvard Business Review , por Tsedal Neeley , professora assistente de departamento organizacional da Harvard Business School , nos EUA, mais e mais multinacionais estão instituindo o inglês como o idioma oficial da empresa. Empresas como a Airbus e Renault da França, Daimler – Benz e SAP da Alemanha, Samsung da Coréia. A ideia é facilitar a comunicação e o desenvolvimento entre departamentos e operações espalhadas pelo mundo.
Cita o caso de uma gigante japonesa a Rakuten , a maior empresa de comercio eletrônico do Japão onde o presidente Hiroshi Mikitani instituiu em 2010 o inglês como língua oficial da empresa o que alteraria 7.100 funcionários da empresa. De um dia para outro desde o cardápio do restaurante em japonês até o diretório dos elevadores foi trocado para o inglês. Mikitani avisou que no prazo de dois anos todos deveriam mostrar competência no inglês internacional  à luz de um sistema interno de pontuação. Caso contrário havia o risco de serem demovidos e até demitidos.
Hoje metade dos funcionários da Rakuten já consegue se comunicar internamente em inglês e 25% usam a língua regularmente para falar com parceiros e colegas de filiais estrangeiras.
Adotar a política de um idioma global único não é fácil e é quase certo que haverá forte resistência entre o  pessoal. Mas, para sobreviver e prosperar numa economia globalizada, toda empresa precisa superar barreiras linguísticas. E o inglês, pelo menos por ora, quase sempre será a base comum. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário