Antes da Copa havia grandes expectativas quanto ao
incremento nos interessados em aprender inglês para a tão propalada ocasião.
Editoras lançaram livros dirigidos a taxistas, staff de hotéis, restaurantes e
até cursos de inglês elementar para setores genéricos. A impressão que tenho, é
que de pouco adiantou todo esse esforço. Nós da Quality Idiomas lançamos também
nossos curso de inglês para a Copa, porém a procura foi aquém de nossas
previsões.
Fiquei pasmo em saber que uma farmácia no Rio de Janeiro
elaborou vários cartazes com textos em inglês referindo a sintomas de dor de cabeça,
dor de garganta, estomago e outras dores, de forma que o cliente estrangeiro
pudesse manifestar sua queixa e receber o remédio adequado. (A automedicação
não é somente um fenômeno brasileiro!)
Até mesmo na Vila Madalena, pude observar a dificuldade com
que os garçons se deparavam para se comunicar com os clientes, isto para não
mencionar outros locais onde a comunicação com os estrangeiros foi praticamente
nula, usando-se apenas sinais.
Fica aí um pensamento para os que ainda tem resistência em
aprender o idioma inglês língua largamente utilizada no mundo dos negócios e em
viagens internacionais. Vem aí os Jogos Olímpicos!
Ingles na Copa
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