domingo, 1 de agosto de 2010

Estratégias de Leitura II

Para que nos tornemos proficientes em leitura é importante dispormos de uma grande variedade de estratégias e técnicas à mão. Nos livros didático há sempre trechos para leitura, mas comumente são usados apenas como condutores de gramática, e por isso é importante não ser ater somente à leitura dos textos didáticos, mas sim procurar outras fontes de leitura. Vejam abaixo mais algumas dicas, encontradas no livro texto Worldview da editora Longman.

Adivinhe o significado das palavras no contexto

Quando estiver lendo numa segunda língua sempre aparecerão palavras não familiares. Para tornar-se um leitor fluente, é importante adivinhar o significado das palavras novas no contexto. Se você olhar para a sentença ou parágrafo que contém esta palavra, você sempre poderá substituí-la por uma paráfrase (Explicação ou tradução mais desenvolvida de um texto por meio de palavras diferentes das nele empregadas) da referida palavra. Ao longo do tempo você desenvolverá uma técnica interessante de adivinhação que aumentará seu conhecimento da leitura.

Tente este exercício: Adivinhe o significado das palavras abaixo em negrito (não são realmente palavras em inglês e estão sendo usadas apenas como exemplo de palavras desconhecidas) Que dicas de contexto você usou para adivinhar o significado?

a) Max was finally promoted to ambruster of the art department after 20 years of being assistant.

b) Mary and Alan seemed happily married , but I knew their relationship was actually incanbivalent.

c) After a few minutes of cygnatic conversation with Iris, I realized I hadn’t heard a word she was saying.

Leia criticamente

Ao ler notícias ou artigos opinativos, é muito importante ler criticamente para avaliar os fatos e idéias, assim como o ponto de vista do autor. Estão os fatos expostos claramente? Há algo que não foi dito que você gostaria saber? As idéias soam lógicas? Qual é o ponto de vista do autor? Que outros pontos de vista são possíveis? Qual seria sua resposta às idéias do autor?

Tente este exercício

Escolha um “artigo de opinião” de um jornal, revista ou da web. Leia este artigo. Enquanto estiver lendo, responda às seguintes questões. Os fatos apresentados estão claros e completos? O ponto de vista do autor é “justo”? Quais seriam outros pontos de vista possíveis?

Nenhum comentário:

Postar um comentário