Outro dia, conversando com um amigo alemão visitando o Brasil a negócios, perguntei-lhe como funcionava o ensino de idiomas na Alemanha. Surpreendi-me com a resposta ao saber que 100 % dos alunos ao entrar no curso ginasial devem estudar três idiomas, sendo o inglês obrigatório e destacando ainda que a ênfase é em conversação e não apenas no inglês estrutural. Os dois idiomas adicionais são de livre escolha e normalmente os alunos optam pelo Francês ou Espanhol. Mas pasmem, 10% dos alunos escolhem o latim, que ainda é ensinado na Alemanha.
Por que estudar latim? Não é uma língua morta?
É uma pena termos esquecido nossa língua-mãe da forma que fizemos! Há mais de trinta anos o latim não é mais disciplina obrigatória nas escolas e hoje são poucas as universidades que a mantém. Como resultado, vemos professores do ensino básico ao universitário que não sabem escrever, por desconhecerem as origens de seu idioma. O mais alarmante é que apesar de no Brasil isto ser um fato, nas universidades dos EUA (onde sequer a língua tem origem latina) e da Europa, o latim é disciplina importantíssima e muito concorrida.
O estudo do latim não é apenas uma finalidade em si, pois traz muitíssimos benefícios a quem se dedica a ele, tais como:
1. Desenvolver o raciocínio abstrato;
2. Desenvolver o raciocínio analítico;
3. Despertar facilmente a curiosidade;
4. Aumentar o poder de concentração;
5. Criar o hábito da análise sintética;
6. Facilitar a compreensão da linguagem;
7. Proporcionar agilidade mental;
8. Organizar gradualmente o pensamento;
9. Melhorar a capacidade de julgamento;
10. Disciplinar a mente;
11. Ampliar o senso crítico
Não estou exortando o estudo de latim, mas apenas como um contraponto peço que reflitam sobre o que acontece nos países em termos de idiomas. Lembro que muitos desses benefícios aplicados ao latim também são alcançados quando se estuda inglês, espanhol ou qualquer outro idioma.
Muito bacana! É uma pena o ensino do latim ter sido esquecido aqui no Brasil!
ResponderExcluirÉ mesmo uma pena.
ResponderExcluirEu concordo totalmente com você. Estudar latim não é nenhuma perda de tempo, muito pelo contrário. Se todos estudássemos latim nas escolas com certeza seriamos mais inteligentes e nosso país muito melhor em todos os sentidos possíveis. Mais principalmente, os estudantes dominariam melhor o idioma, que convenhamos, é lindo, entenderiam melhor questões de vários tipos e teriam mais facilidade para entender todas as disciplinas, principalmente a da área de biológicas e exatas, que costumam ser o “bicho de sete cabeças” dos estudantes brasileiros.
ResponderExcluirFico frustrada em saber que em países europeus e até mesmo nos EUA se estuda latim e aqui não. quando o curso universitário exige que o aluno estude, os alunos ignorantes dizem um monte de abobrinha a respeito do latim, como já vi vários dizerem por aí, como por exemplo: "É uma língua morta", "perda de tempo, prefiro estudar uma língua que me traga mais vantagens...". Dá vontade de Falar: " E aprender sobre a língua que deu origem ao teu idioma é desvantagem desde quando, idiota? ¬_¬' " Com universitários deste nível intelectual, não me surpreende que o povo brasileiro seja tão atrasado em questões de educação, cultura, etc.
Desculpe o desabafo ._.